domingo, 13 de dezembro de 2015

2016 o que esperar para o nosso bolso?


Sempre que inicia se o ano é hora de planejar! Pensar no que aconteceu, olhar para o futuro e criar estratégias.  Quando o assunto é economia nem sempre fica claro o que fazer.
É certo que passamos um momento difícil em nosso país, com tanta notícia ruim na economia e na política, o que pode se esperar de 2016? E o mais importante qual o impacto de tudo isto (aumento de Selic, volta da cpmf, mudança no inss, déficit na balança de pagamentos e queda do investiment grade) em nossas vidas?
A nossa situação atual é reflexo dos dois últimos mandatos presidenciais, o segundo do Lula e o primeiro da Dilma. Neste momento tínhamos todas as variáveis favoráveis ao Brasil, produtos básicos com preços altos principalmente (minério e soja) um estado que aumentava sua receita mês a mês, desemprego próximo a zero, pessoas descobrindo o crédito e se lambuzando na arte do consumo que vicia.  Hoje sofremos a pior crise da década. Um estado inchado e ineficiente, uma população endividada que não consegue mais consumir pois não possui capacidade de pagamento, juros mais altos do mundo, desemprego acima de dois dígitos, inflação alta e o maior volume de empresas fechando da última década. Mais recentemente vimos nosso poder de compra perder valor em relação ao mundo com o aumento do dólar.  Nesta hora conseguimos na prática sentir o desastre da política econômica brasileira. A classe média que  viaja para os EUA meca do consumo e fazia festa com compras de perfumes, roupas de grife e eletrônicos viu seu dinheiro não valer nada. Uma refeição normal em Miami por pessoa custa em média U$ 50, cerca de R$ 200 por pessoa.
Todo este cenário determina um comportamento mais conservador para as famílias e empresas. Este ano é hora de diminuir custos, fazer mais com menos, voltar a negociar as compras, pedir desconto e valorizar seu dinheiro.
Não gaste mais que ganhe e aproveite a crise para fazer seu dinheiro trabalhar para você. Invista em juros. Com a taxa alta aproveite a oportunidade e procure um especialista para garantir baixo risco e ganhos grandes. Só no Brasil você consegue esta regra!
Aproveite o décimo terceiro para liquidar as contas com juros maiores. Neste momento é importante buscar orientação, uma decisão de longo prazo agora  deve ser feita com cuidado.
Sempre que faço palestras ou consultoria acredito que embora fale de muitos assuntos temos que focar no que é mais importante e para fechar este artigo sugiro esta dica:
É hora juntar dinheiro e não aumentar as dívidas.  Que 2016 passe rápido e que em 2017 todos estaremos vivos.

Leonardo Baldez Augusto
Economista – Consultor de Investimento - www.isfcredito.com.br
baldez@isfcredito.com.br

Este artigo foi publicado hoje no jornal correio de Uberlandia. Leiam e façam seus comentários.