domingo, 2 de dezembro de 2012

PARA QUE FICAR RICO???


Na publicação passada, destaquei a importância do planejamento financeiro para iniciar uma vida estabilizada. Agora, começarei a apontar os caminhos para garantir uma vida tranquila por meio da educação financeira. Em todas as minhas palestras sobre finanças pessoais, ressalto a necessidade de saber lidar com o dinheiro.  
Ganhar dinheiro não é crime. O essencial é saber utilizá-lo bem. Conceitos econômicos e de administração serão repassados artigo por artigo, para que sejam facilmente assimilados e, assim, você possa se tornar gestor do seu próprio destino e ser capaz de ficar rico.  
Aliás, o conceito de riqueza é bastante divergente. Para mim, rico é quem possui patrimônio para que, mesmo sem trabalhar, consiga pagar suas contas. Se levarmos essa ideia ao pé da letra, como temos necessidades diferentes, para cada um de nós a riqueza poderá ser alcançada no curto ou longo prazo. Mas todos podem alcançá-la. E para que acumulamos patrimônio - seja o que chamamos de patrimônio financeiro (aplicações, ações, poupança) ou patrimônio econômico (imóveis para locação, empresas)? Para comprar bens materiais dos sonhos? Aquela casa, aquele carro? Também. Mas, principalmente, para comprar o bem mais perecível que existe: o tempo. Ser rico, com tranquilidade, é ter o controle do seu tempo; é poder se dar ao luxo de não trabalhar, pois seu dinheiro trabalha enquanto você fica mais com a família ou passa a se cuidar melhor.
Nas próximas edições, darei dicas para você atingir este objetivo. A primeira questão: “Como chegar a este mundo tão distante se não consigo controlar meus gastos”? Você gasta mais do que ganha? Até para quem está nesta situação existe uma saída e um caminho para a prosperidade- acredite.
O primeiro passo é aprender a equilibrar as finanças. O segundo é poupar parte do que ganha. Em seguida, entender formas e produtos de investimento e, finalmente, cumprir objetivos de sonhos e aumentar o patrimônio. Espero que goste do desafio. Até a próxima!

Leonardo Baldez Augusto
Economista – Consultor de Investimento

baldez@isfcredito.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário